NOSSOS SERVIÇOS

Prezando Pela Sua Segurança

icon
Equipe Especializada

Equipe experiente e especializada na legislação e procedimentos necessários para preservar a vida.

icon
Parceiros de Negócios

A LG Prevenções atua há mais de 15 anos com clientes que confiam e indicam nossos serviços. Venha conhecer nossos diferenciais.

icon
Assessoria Completa

Nos especializamos em fornecer a assessoria completa para você se preocupar com seus objetivos e atuar em segurança.

icon
Foco em Legislação e Inovação

Atuamos 100% baseados em legislações que estabelecem critérios e procedimentos de segurança.

APPCI

Para prevenir e combater o incêndio de forma eficiente é preciso ter planejamento. O PPCI é um conjunto de sistemas que têm como principal objetivo proteger a integridade física das pessoas, auxiliando na prevenção, no combate e principalmente na orientação e salvamento.  O APPCI é um documento emitido, regulamentado e vistoriado pelo Corpo de Bombeiro Militar, e pode ser obtido de três formas:

– CLCB – Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (RTCBMRS Nº 5, Parte 2 /2016)

– PSPCI – Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (RTCBMRS Nº 5, Parte 3.1 / 2016)

– PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (RTCBMRS Nº Parte 1.1 / 2016)

O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB é um procedimento eletrônico que estabelece os procedimentos administrativos para a regularização e o funcionamento das atividades econômicas de baixo e médio risco de incêndio que apresentem menor probabilidade de dano a vida e ao patrimônio, em caso de incêndio.

O Certificado, que não necessita da vistoria in loco por parte do Corpo de Bombeiros, não dispensa o proprietário ou responsável pela edificação ou área de risco de incêndio de instalar e manter as medidas mínimas de prevenção e proteção contra incêndio estabelecidas pela legislação.

Quer saber se você se enquadra no CLCB?

O Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PSPCI é um procedimento eletrônico que estabelece os procedimentos administrativos para a regularização e o funcionamento das atividades econômicas de baixo e médio risco de incêndio.

O PSPCI, diferentemente do CLCB, ainda divide-se em duas modalidades; Risco Baixo e Risco Médio.

Ambos os processos, que não necessitam da vistoria in loco por parte do Corpo de Bombeiros, não dispensam o proprietário ou responsável pela edificação ou área de risco de incêndio de instalar e manter as medidas mínimas de prevenção e proteção contra incêndio estabelecidas pela legislação.

 

PSPCI – Risco Baixo

Procedimento similar ao CLCB, onde o proprietário ou responsável pelo uso da edificação ou área de risco de incêndio pode realizar o cadastramento administrativo do Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

PSPCI – Risco Médio

Procedimento no qual o proprietário ou responsável pelo uso da edificação ou área de risco de incêndio devera fazer o cadastramento através de um profissional habilitado para representar-lhe como responsável técnico e fazer os devidos processos administrativos cabíveis às necessidades da área a ser regularizada.

Quer saber se você se enquadra no PSPCI?

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI na sua forma completa é um conjunto de sistemas que têm como principal objetivo proteger a integridade física das pessoas, auxiliando na prevenção, no combate e principalmente na orientação e salvamento em caso de incêndio. Obrigatório para todas as edificações ou áreas de risco de incêndio*, o PPCI é tratado em duas etapas; Projeto e Vistoria. Ambas as etapas devem ser realizadas por profissionais habilitados.

O Projeto: etapa inicial do PPCI, o projeto é o processo que irá definir, quantificar e dimensionar todos os sistemas de prevenção e proteção contra incêndio que serão necessários para a obtenção do APPCI. Sempre em conformidade com as normas e a legislação vigente, os sistemas devem atender requisitos técnicos mínimos para a aprovação do mesmo.

A Vistoria: parte final do PPCI, a vistoria é solicitada ao Corpo de Bombeiros após a aprovação do projeto de prevenção e proteção contra incêndio e a execução dos sistemas de prevenção que nele foram projetados, ressalvo por algum prazo que seja pré-estabelecido pela legislação.

A melhor forma de combater um incêndio é evitando-o. O sistema de alarme e detecção de incêndio é utilizado nas edificações para o rápido reconhecimento de um possível princípio de incêndio, podendo ele ser acionado através de sensores especiais que detectam o foco de incêndio, seja por temperatura, por fumaça ou também por acionamento manual. Quando acionado, o mesmo dispara um alerta audiovisual para que a edificação seja evacuada com brevidade, e/ou para que seja feito o combate na área atingida, preservando assim a vida e também o patrimônio.

Realizamos a execução e a manutenção do sistema de alarme e detecção de incêndio com materiais de qualidade e certificados, atendendo os requisitos de cada projeto e respeitando as normas técnicas específicas para a correta instalação das redes. Com uma equipe especializada, nosso compromisso passa por entregar aos nossos parceiros um serviço de qualidade, entendendo a sua necessidade e atendendo o que precisa com transparência e comprometimento.

O sistema de hidrantes e mangotinhos faz parte do conjunto de sistemas de uma edificação para combater incêndios e proteger a vida e o patrimônio. Por tratar-se de um sistema robusto e complexo, esse sistema exige conhecimento técnico e experiência para sua instalação, visto que o seu uso é necessário somente em casos de alta necessidade por pessoal treinado ou pelo corpo de bombeiros.

Realizamos a execução e a manutenção do sistema de hidrante e mangotinhos com materiais de qualidade e certificados, atendendo os requisitos de cada projeto e respeitando as normas técnicas específicas para a correta instalação das redes. Com uma equipe especializada, nosso compromisso passa por entregar aos nossos parceiros um serviço de qualidade, entendendo a sua necessidade e atendendo o que precisa com transparência e comprometimento.

O sistema de iluminação de emergência tem função primordial quando se trata de prevenção e proteção contra incêndio. Como prioridade de qualquer plano de prevenção, devemos preservar a vida. Nesse sentido a iluminação de emergência garante a luminosidade de todas as rotas de fuga de uma edificação. Com um sistema de autonomia independente, as luminárias acendem automaticamente quando há um corte de energia, independentemente do motivo. Com autonomia de, no mínimo, uma hora de funcionamento o sistema garante maior segurança em caso de necessidade de evacuação de qualquer ambiente.

Realizamos a instalação e a manutenção do sistema de iluminação de emergência com materiais de qualidade e certificados, atendendo os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas específicas para a correta instalação e dimensionamento. Com uma equipe especializada, nosso compromisso passa por entregar aos nossos parceiros um serviço de qualidade, entendendo a sua necessidade e atendendo o que precisa com transparência e comprometimento.

Os laudos técnicos de segurança contra incêndio são elaborados sempre por profissional habilitado e capaz de definir os requisitos mínimos de determinada condição da edificação. Com o objetivo de proteger a vida e o patrimônio, os laudos de Segurança Estrutural Contra Incêndio, Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento, Compartimentação Horizontal e Vertical e de Inviabilidade Técnica auxiliam no dimensionamento e das medidas para que as edificações sejam seguras o suficiente por tempo mínimo para sua evacuação .

Nossos laudos são elaborados em conformidade às normas específicas de cada necessidade, possibilitado a transformação do nosso conhecimento e técnica em segurança para nossos parceiros.

O Rio Grande do Sul é um dos estados que mais sofre com descargas elétricas no Brasil. O sistema de proteção contra descargas atmosféricas tem como finalidade inibir quaisquer danos que possam ser causados à vida ou ao patrimônio através de descargas elétricas atmosféricas (raios).

O SPDA consiste num conjunto de dispositivos que ficam instalados na parte superior da edificação, com conexão direta na terra, através de condutores metálicos que vão fazer a dispersão das descargas capturadas pelos dispositivos diretamente na terra.

Realizamos o levantamento da estrutura onde serão instalados os dispositivos para o correto dimensionamento técnico e execução das instalações necessárias, também elaboramos laudos técnicos para sistemas existentes e realizamos manutenções, sejam elas preventivas ou de reparação, sempre em conformidade com as normas técnicas específicas, com pessoal capacitado para tal.

Os extintores de incêndios são os equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos e um item de prevenção básico para qualquer edificação. Eles são primordiais no combate a princípios de incêndio, podendo extinguir o fogo antes que tome proporções maiores. É importante ressaltar que os extintores possuem classes de incêndio diferentes. Sendo algumas delas:

A: indicada para uso em combustíveis comuns (ex: madeira, borracha, plásticos, papel, tecido, etc.);

B: indicada para uso em líquidos e gases inflamáveis (ex: óleos (exceto de cozinha), álcool, gasolina, solventes, tinta, propano, butano e etc.)

C: Indicado para equipamentos elétricos energizados (ex: motores, eletrodomésticos, transformadores, etc.)

Considerando a importância desse equipamento, também é importante saber que ele tem validade da carga que o compõe e do seu cilindro, sendo de um e cinco anos, respectivamente.

Realizamos a recarga e mantemos o controle dos vencimentos dos equipamentos de todos nossos parceiros, proporcionando a todos a confiança e tranqüilidade de estar com o seu ambiente protegido.

Todo e qualquer sistema requer treinamento, e quando se fala de prevenção e proteção contra incêndio não é diferente, todo o conjunto de sistemas de prevenção e combate a incêndio necessitam de treinamento, pois um sistema sem a correta operação não terá eficiência.

Dentre os treinamentos, o da Resolução Técnica 14 (Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio) – RT 14 TPCI é o único obrigatório para a obtenção do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros do RS, ele contempla diversos conteúdos, como a propagação do fogo, as classes de incêndio, métodos de extinção, primeiros socorros, entre outros, preparando da melhor forma para a utilização dos sistemas.

Ministramos nossos treinamentos através de aulas teóricas e práticas para atender os requisitos das normas necessárias, sendo realizados os procedimentos por pessoal qualificado e com experiência para que todos nossos parceiros extraiam a melhor experiência possível e saiam preparados para operar um equipamento em eventual necessidade de princípio de incêndio.

Precisando de serviços relacionados a prevenção de incêndio?

WhatsApp Entre em contato via WhatsApp